"Vê lá!"

Parece-me realmente uma daquelas expressões polissémicas;
daqueles handymans prontos a qualquer serviço.
Fica realmente bem em qualquer situação, se se pensar bem nisso.

“Há tenho tanto para fazer hoje, não sei se consigo gerir bem o tempo!”

Resposta lógica: “Opá, vê lá isso!”

“Estou tão feliz que nem sei como explicar!”

Resposta: “Vê lá isso!”

“Fogo, aquele exame correu mesmo mal! Nem sei como me livro desta cadeira!”

Novamente, resposta lógica: “Tens mesmo que ver isso!”


Lá esta,
a incrível polivalência da expressão não cessa de me espantar.
Não sei se é mesmo da língua – o português – ou do espírito próprio do povo, mas parece-me existirem mais umas quantas como estas.
Daquelas coisas que se dizem que ficam sempre bem.
Que alegram quando é necessário alegrar e que mostram interesse quando é necessário mostrar.

É disto que o povo gosta (eu inclusive!).
Uma forma simples de nunca ficar mal numa situação qualquer.
Aquelas coisas-chave que todos temos que ter em mente quando não se sabe o que dizer ou quando a atenção ao que se nos diz é realmente pouca.

Verdadeiramente importante!
Tenho que encontrar umas quantas do género e fazer uns memorandos mentais…
“epá, tenho mesmo que ver lá isso!”

Comentários

Mensagens populares